terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pra nao fugir ao assunto, e, como somos bastante caseiros, o tema dessa avaliaçao será o mesmo do assunto anterior, com a diferença de agora valorizarmos o que é da terra ! Se existem dois temas que realmente nao vejo o Brasil devendo para quase ninguem no mundo inteiro sao: Literatura e musica. Vale ressaltar que em se tratando de literatura nao podemos nos auto-depreciar por nao possuírmos tantos "clássicos" assim. Levando-se em consideraçao a nossa idade, eu acho q temos um literatura farta, diferenciada pelas nossas multi-regiões e muito bem elaborada. Mas, a literatura é assunto para outra avaliaçao.


Vamos ao enunciado formal dessa avaliaçao.


MELHORES MUSICAS ESTOURADAS EM 2010 ( nacional )


1º Charlie Brown Jr. - Só Os Loucos Sabem


Grande momento do Chorão e seus asseclas. Um disco potente, com composiçoes no inconfundível estilo Chorão e um momento de reflexão sobre o que essa banda pode realmente oferecer como som daqui pra frente. Acho que com esse CD, o Charlie Brown se coloca definitivamente ( se alguem ainda tinha alguma duvida ) como umas das grandes forças da musica nacional. Os discos anteriores, tudo bem, tinham seus hits e suas marcas registradas, mas nunca se sabe ate onde as bandas conseguirão se manter, ainda mais em se tratando de Charlie Brown, um ninho de desavenças. A banda ja poderia ter acabado em milhares de ocasiões, seja pelos componentes que saíram, como pelas confusões arrumadas que ja poderiam ter colocado os integrantes em lugares "diferentes" para viver. "Só Os Loucos Sabem" é a grande música desse CD. Tocou o ano passado inteiro, e ainda assim, mostra sua força entrando 2011 no topo de algumas paradas de sucesso. A musica é excelente, a letra tambem. Teve ao menos uma concorrente de peso, mas foi a melhor do ano.


2º Nando Reis - Pra Você Guardei O Amor


Uma música que provavelmente se tornaria clássica em serenatas ou afins. Se tornaria, se fosse uma musica facil de cantar ou tocar. Mas, como nao é, graças a Deus, seremos poupados de ouvir essa musica maravilhosa sendo executada e destruída por musicos amadores ! Como sempre, o Nando Reis apresenta letra perfeita em uma musicalidade inesperada, em um disco cheio de musicas sentimentais que falam de situaçoes cotidianas. Provavelmente por isso é um disco com uma identificaçao muito simples, e ao mesmo tempo forte para qualquer um que o ouça. Nao teve nesse ano nenhuma canção tão "querida" quanto "Pra Você Guardei O Amor". É o tipo de musica que todo musico pensa consigo mesmo que gostaria de ter feito. Pode se tornar a obra-prima do Nando Reis, mas, ainda tem tempo pro Nando tentar bater essa musica quase perfeita. Pra mim, o unico senão da musica toda se refere aquele instrumental final parecendo um ponto com uns "era-rala-era-ie-eeie". Tirando isso, tudo espetacular.


3º Maria Gadu - Alta Particular


Enfim, uma artista da nova geração que faz uma musica que realmente pode ter reflexos para a posteridade. Sinceramente, não consegui perceber isso em nenhum desses novos artistas destacados pela "Rolling Stone" por exemplo. Maria Gadu emplacou uma musica atrás da outra em novelas, o que, com certeza não fez dela uma melhor artista, apenas a tornou uma artista mais conhecida. Praticamente todas as musicas do seu primeiro CD são de extrema qualidade, tanto as regravações quanto as composições próprias, o que é o caso de "Alta Particular". Aquele tipo de musica que é admirada por quase todo mundo, sendo dificil encontrar alguem que realmente bata o pé tentando convencer de que a musica é ruim. Apesar de eu nao dar muita importância a essa história de indicações ou de prêmios ganhos com um trabalho, só para constar, a Maria Gadu foi indicada ao Grammy Latino nas categorias "Melhor Artista Revelação" e "Melhor Álbum De Cantor/Compositor"


4º Papas Da Língua - Disco Rock


O Papas como sempre com seu som inconfundível. Destaque especial para Serginho Moah que se mantém com seu timbre marcante de sempre. Graças a Deus, uma banda gaúcha que faz um som "ouvível" apesar de encherem a bola de bandas como "Cachorro Grande", "Fresno" e suas variantes, o Papas tem o grande diferencial pra mim em termos de "Pop/Rock Gaúcho" que é o fato de terem um excelente vocal, e não aqueles caras cantando como se estivessem imitando um adulto falando com um bebê, alem de letras limpas, diferente de quase todos os "pseudo-intelectuais" que formam o time de roqueiros do estado, onde cada um parece ser menos claro que o outro em suas letras ! Posto isso, a musica fala de um amor que terminou, um tanto quanto diferente do que normalmente desfrutamos nas musicas dos Papas, mas que acertou em cheio na proposta. Grande balada, talvez desconhecida do público de outros grandes centros que considerou que o Papas seria mais uma banda de uma musica só, depois do estrondoso sucesso de "Eu Sei", musica de novela.


5º Titãs - Porque Eu Sei Que É Amor


Os dinossauros ainda estão entre nós ! E, se quando procuram fazer um rock mais pegado as vezes pisam na bola por serem muito ácidos, quando se trata de fazer baladas pop os Titãs parecem totalmente talhados para a coisa, praticamente indo sempre ao lugar certo para arrumarem um sucesso atrás do outro nesse estilo. Talvez desde o grande sucesso do MTV Acústico, quando notaram que o publico quem sabe gostasse mais desse estilo mais tranquilo e que também a idade chegaria mais cedo ou mais tarde e a pegada Rock N Roll nao duraria para sempre. Todos os CDs dos Titãs que vieram depois disso tiveram seus grandes sucessos nas baladas. E, mais importante, não só os maiores sucessos, mas, realmente, as musicas mais interessantes de cada um desses CDs. No caso de "Sacos Plásticos", Porque Eu Sei Que É Amor sai na frente, e desbanca inclusive as outras baladinhas do próprio CD. Grande 5ª colocaçao pra quem está acima do bem e do mal no rock nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário